terça-feira, 29 de março de 2011

Ensaio da Luz!

A princípio achei um pouco difícil fotografar, levando em consideração a tarefa de registrar a imagem de um objeto em luminosidades diferentes e sem utilizar o flash da câmera digital. Entretanto, na prática foi bastante interessante e divertia. "Brincar" com a luz colocando-a em diferentes posições para obter uma foto o mais iluminada ou sombreada possível.


O meu nini estúdio foi composto por uma caixa de madeira (prateleira), um fundo infinito feito de folhas de ofício, uma vela, uma luminária e uma lâmpada florescente.


Com ajuda de uma luminária posicionadaJustificar no fundo do mini estúdio, a foto acima tem esse tom sombreado, o qual define os contornos da boneca e temos a noção da aparência fisíca dela mas, não está devidamente iluminada.



Esta foi uma das minhas preferidas, com uma luminária foi possível destacar alguns pontos de luz da foto. Por exemplo, o colar, o vestido e o cabelo, recebem uma iluminação uniforme fazendo com que a imagem pareça perfeita.





Para a foto acima utilizei apenas uma vela para iluminar o ambiente. Por volta das 22:30 da noite, meu quarto estava totalmente escuro com as luzes apagadas e a luz da vela foi responsável por toda a iluminação. Com um tom amarelado a vela deu um tom antigo a foto o que é muito interessante observar.





domingo, 20 de março de 2011

Lembranças, memórias e recordações



O momento é guardado em uma imagem. É isso que ocorre com a fotografia, os sorrisos, as brincadeiras, os bons e maus momentos são registrados em um click. Particurlamente adoro ser fotografada principalmente depois da criação da câmera digital, a qual possibilita um maior numero de fotos, como também a seleção e modificação desta imagem.


Tenho poucas fotos da minha infância, apenas uma de quando eu era bebê, a maioria foi obtida através de câmeras de terceiros (amigos, parentes e conhecidos) e registram pequenos momentos como um churrasco ou um pequeno aniversário. Devido ás condições da minha família só adquirimos uma câmera quando eu tinha 7 anos. Ela era analógica, um modelo bastante popular da época, que dependendo do filme fotografava 24 ou 36 poses.


Daí então começamos a registrar tudo, formaturas, aniversários, natal, festas, viagens ou até mesmo um simples final de semana. As fotos dos principais eventos como, minha formatura, festas na escola, foram guardados em albúns que até hoje, por mais empoeirados e velhos que estejam, guardam ótimas recordações da minha infância e parte da adolecência. Meu pai sempre foi o fotógrafo dessas fotos, só fomos contar com o serviço de um fotógrafo profissional na formatura dele, a qual pedia um tom mais formal, pois era uma formatura universitária em uma universidade com bastante prestígio, a UFBA.


A mais ou menos um ano ganhei uma camêra digital de presente de aniversário do meu namorado, era o meu maior desejo naquele momento e fiquei bastante satisfeita. Desde esse dia não paro de fotografar a mim mesma, as outras pessoas e algumas paisagens. Tudo vira motivo de foto, desde um corte de cabelo, uma careta, um dia diferente, tudo aquilo que sirva para ser recordado e lembrado com muita intensidade no futuro. A maioria dessa fotos está armazenada em meu computador ,em dvd´s, e algumas no orkut, são muitas fotos seria quase impossível revelar todas elas.


Mas mesmo não tendo todas as minha fotografias de forma palpavél, admito que guarda-lás virtualmente faz com que possamos ter um maior número de fotos, consequentemente, um maior número de memórias e recordações, que nem ação da natureza e do tempo vão poder apagar lembraças de momentos bons e de pessoas queridas.