Desde o início achei muito interessante a criação de um blog memorial para a exposição de minhas fotografias como uma forma de por a teoria em prática, já que só se aprende as técnicas fotográficas fotografando.
Aprendi em sala os princípios fotográficos como luz, perspectiva, enquadramento, simetria, regra dos terços, foco, entre outros. No início foi fácil registrar as imagens, uma vez que só nos era exigido um princípio de cada vez, porém o nível de dificuldade foi aumentando e houveram atividades em que combinei quatro e até cinco elementos em uma mesma foto.
Mas, com o passar do tempo e das postagens, fui assimilando a teoria e percebendo que a prática fotográfica é questão de treino, de se perceber o melhor ângulo, a melhor posição para registrar determinado fato.
Os erros foram inevitáveis, fotos escuras, desfocadas, fora de enquadramento, sem a regra dos terços, mas os acertos logo se tornaram constantes, pois observado nossas postagens e comparando com a dos colegas, percebi o que faltava ou estava errado em minhas fotos e vice-versa.
Esse blog foi uma boa maneira de exercitar e aprender os princípios fotográficos. Através dele e das aulas teóricas adquiri um olhar mais apurado em relação a tudo. Por exemplo, quando assisto
à um filme ou novela, e até mesmo ao telejornal, percebo o enquadramento que a câmera dá, o plano que está sendo utilizado, a perspectiva, se usa ou não a regra dos terços. Ou até mesmo quando leio o jornal e reconheço quais princípios utilizados nas imagens.
O blog possibilita a análise da teoria e da prática, como um referencial para ser utilizado na identificação e aprendizado de " como se faz para fotografar de determinada forma?", obtendo o processo de construção das fotos e os resultados da atividade. Sendo assim, o blog é uma ótima saída para quem tem dúvidas ou procura informações em relação aos princípios fotográficos.
Para mim, o blog foi um local no 'espaço de tempo' que eu pude ouvir e ver vocês, o que vocês pensam, o que fizeram, como fizeram, o que aprenderam... O espaço da minha casa e do seu domingo, no tempo entre a zero hora, e a hora 24 de qualquer dia, de todo dia, sem necessariamente a correria da sala de aula, durante um turno da quarta-feira. O blog foi nosso bate-papo, que me fez tomar o rumo da disciplina e mediar o conteúdo das aulas seguintes...
ResponderExcluir